Sindicato Rural de Autazes completa 90 anos, confira uma entrevista com o presidente Lucivaldo Nery

Sindicato Rural de Autazes completa 90 anos, confira uma entrevista com o presidente Lucivaldo Nery

O município de Autazes concentra a maior bacia leiteira, com produção de 50 mil litros de leite por dia, também possui expressão na agricultura. Com setor primário aquecido, os produtores rurais que residem no município ou possuem propriedade rural no local podem contar com o apoio do Sindicato, que ao longo de sua trajetória vem lutando em defesa dos interesses da classe com o apoio do Sistema FAEA-SENAR. Confira a entrevista o presidente, Lucivaldo Oliveira Nery.

1. Sistema FAEA/SENAR: Fale sobre trabalho desenvolvido pelo Sindicato no município que concentra a bacia leiteira.

O Sindicato vem desenvolvendo um trabalho em parceria com o Sistema FAEA/SENAR, com cursos na área de FPR, oferecendo aos Produtores Rurais melhores conhecimentos para que eles tenham uma produção de melhor qualidade, em especial aos pecuaristas os quais no festival do leite que é o maior evento cultural de Autazes, de tradição no nosso município a mais de vinte anos, aproveitam o conhecimento obtido para mostrar a qualidade que se pode obter com o aperfeiçoamento das técnicas.

2. Sistema FAEA/SENAR: O Sindicato Rural de Autazes está completando 90 anos de existência no mês de agosto; o que está sendo preparado para comemorar uma data tão importante?

Em primeiro lugar será apresentado um histórico do nosso Sindicato, narrando datas importantes, desde sua fundação em 18 de agosto de 1923, mostrando a sua importância na fundação da Cidade de Autazes, o qual o referido sindicato é mais antigo do que o nosso município que se estabeleceu em 1956. Outra será a presença de Autoridades do Setor Primário e do Poder Executivo e Legislativo, dando suas palavras de apoio a classe que representamos. Além de surpresas que estamos guardando para o dia, mostraremos a força que o Sindicato tem.

3.Sistema FAEA/SENAR: O Sindicato possui hoje quantos associados? Como sua estrutura é mantida?

O Sindicato possui atualmente 555, quinhentos e cinquenta e cinco sócios e os quais são beneficiados com atendimentos de Previdência Social, em especial a Aposentadoria Rural, Cursos do SENAR-AR/AM, emissões de DAP, CAR, Contribuição Sindical através de uma UGA local, brevemente com o CNA Card e outros serviços como Contabilidade e Assistência Médica Veterinária, levando os serviços até mesmo nas comunidades parceiras. O Sindicato é mantido com contribuições mensais dos associados os quais são usados para manter algumas das despesas para o funcionamento dos serviços.

4. Sistema FAEA/SENAR: Qual a maior dificuldade enfrentada hoje pelo Sindicato do Município e como o Sistema FAEA/SENAR auxilia nessas dificuldades?

A falta de um transporte fluvial e terrestre tem sido nossa maior dificuldade, pois assim poderíamos dar maior assistência as comunidades, outra seria a inadimplência dos sócios para com o sindicato, tendo uma ideia errônea sobre o fator de contribuição sindical, fazendo o sindicato ficar a mercê de quase fechar as portas, que com muita luta às vezes até mesmo sozinho busquei suportar as dificuldades para que não tomasse a decisão de entregar a o cargo de presidente e a chave do prédio para a Federação, mas, diante disto estamos propondo fazer reuniões mensais na sede do sindicato para que possamos conscientizar os produtores sobre a importância de ser sindicalizado e sobre as vantagens de ser sócio. Hoje o Sistema FAEA/SENAR nos proporcionou condições e serviços para que pudéssemos atrair novos sócios e manter os já existentes, não nego que ainda há situações que atentam para tal dificuldade, é algo novo, inovador o qual o sindicato não era acostumado a fazer, porem sabe que a persistência nos trará a vitória e essa vitória será de todos os associados de nosso Sindicato.

5. Sistema FAEA/SENAR: O Sistema FAEA-SENAR tem realizado constantemente treinamentos, palestras, debates e participado de reuniões em conjunto com o Sindicato, qual sua avaliação?

Sim, o sistema FAEA/SENAR-AR/AM sob a nobre e plausível administração do Presidente Muni Lourenço, o qual considero como um filho e grande amigo, tem desempenhado um papel importante, trazendo muitas informações, palestras, palavras de encorajamento e animo para o bem estar de nosso sindicato e de toda a classe ruralista, favorecendo um melhor trabalho do sindicato.

6. Sistema FAEA/SENAR: Quais são as principais demandas e o que o Sindicato têm feito para atrair novos associados? A oferta de serviços oferecidos pela casa aumentou?

Há uma grande procura pelos cursos de Inclusão Digital o qual foi um excelente programa que fez do Sindicato uma instituição mais conhecida, e consequentemente mais procurada, outra é a expedição da DAP, e Aposentadoria Rural, os Cursos de FPR que tem se desenvolvido bastante, e o Programa PRONATEC, o qual nosso ilustre presidente Muni através de um pedido meu, tem se proposto a colocar nosso Autazes como uma das cidades beneficiadas, aguardando até então apenas pela posição favorável do poder executivo local para que possamos fechar a parceria, fazendo de nossa Cidade um polo de educação técnica do setor primário difundindo assim o acesso a educação aos nossos jovens que muito tem a oferecer ao município.

7. Sistema FAEA/SENAR: Faça um balanço da trajetória do Sindicato.

O Sindicato ao longo dos anos de sua trajetória tem sido um dos mais destacados, pois o mesmo foi fundado pelo Dr. Otaviano de Mello o tendo como patriarca desta casa rural, que muito tem feito pelos produtores de Autazes e muitas das vezes sendo pouco reconhecido e até mesmo esquecido durante os anos, mas acreditamos que vivemos em uma nova era de mudança e de desenvolvimento, o qual juntos com os associados, parceiros indispensáveis como o Sistema FAEA/SENAR e SEBRAE, faremos deste um verdadeiro Sindicato Forte!

Diárcara Ribeiro
Assessora de Comuicação
Sistema FAEA-SENAR

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h